02/04/2009

Belém, Pará - My hometown



Vou começar por Belém - Região Norte do Brasil
=> Personagens: Melina
Nasci em Belém, mas moro em São Paulo desde dos 2 anos de idade, mas sempre fui passar minhas férias na casa da minha avó. Desta útlima me impressionei com a cidade ... mais moderna e bonita.

Fundação: 12 de janeiro de 1616
Conhecida popularmente como a "cidade das mangueiras" - Tudo começou no Forte do Presépio.

Belém é quente e úmida o ano todo ... essa viagem se passou em setembro, tava uns 35 Graus com umidade relativa do ar de 85%... dá-lhe banho!


No forte do Presépio com vista para a cidade e o ver-o peso (famoso mercado)




Estação da docas: Antigo cais do porto, onde hoje é um complexo de restaurantes... para mim, mais bonito que o Porto Madero de Buenos Ayres (só para comparação)




Eu e minha querida vovó ... comendo caranguejo TOC TOC


Museu Emílio Goeldi Vitórias-Régia e Peixe boi
Fundado no ano de 1866, é conhecido mundialmente, e constitui-se em importante centro de estudos e pesquisas da natureza da Amazônia, Existem no Museu Emílio Goeldi amostras de grande número de espécies nativas da fauna da Amazônia. A flora encontrada no Museu torna o espaço uma miniatura da floresta Amazônica. Contabiliza mais de 2.000 espécies de plantas e árvores, animais exóticos e um aquário com espécies raras da região. Trata-se da instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia.




Mangal das Garças - instalado em uma área de 40.000m2
Fica à beira do rio Guamá, abriga viveiros de borboletas e pássaros, vegetação aninga (aninga = vegetação ribeirinha) e árvores raras, tem um restaurante, maravilhoso... se programe para almoçar por lá!






Belém tem muito mais... vários pontos turisticos e tudo muito bonito.

Tem a Ilha do Mosqueiro
- A ilha está localizada na costa oriental do rio Pará, no braço sul do Rio Amazonas, em frente à Baía do Guajará. Mosqueiro é uma ilha fluvial, são 17 km de praias de água doce com movimento de maré.

Cidade Famosa pela Festa do Cirio de Nazaré:
- A Lenda do Círio de Nazaré.
Era fim de 1700. um caboclo saiu para caçar no rumo do igarapé Murutucu. nas margens do igarapé viu a imagem da Santa entre as pedras cheias de lodo. Levou a imagem para sua casa e ali num altar humilde passou a venerar a Santa. Mas, no dia seguinte a imagem havia sumido. Sem saber o que acontecera, voltou as margens do Murutucu. Para sua surpresa, a imagem estava no mesmo lugar onde fora encontrada.Dizem os devotos, que a Santa sumiu outras vezes e essa história chegou ao conhecimento do governador, que mandou levar a Imagem para o palácio e a manteve sob severa vigilância. Mas, pela manhã a Imagem havia sumido novamente. Os devotos concluíram que a Santa queria ficar às margens do Igarapé e lá construíram a primeira Ermida.O povo vem desde então invocando a Santa e atribuindo a ela as muitas graças recebidas. Foi assim que o culto nasceu e evoluiu.A transladação no Sábado e o Círio no 2º Domingo de Outubro reproduzem simbolicamente o milagre, fazendo o trajeto da Santa das margens do Igarapé Murutucu (atual Colégio Gentil) até a cidade (atual Catedral na Cidade Velha) e seu retorno (atual Basílica de Nazaré).

Além de uma paisagem e diversidade fascinante ... tudo aqui é bem diferente do que você viu ou comeu ... ahhh as comidas ..só indo para conhecer as maravilhas do tempero.

Vir para o Norte é viver uma experiência nunca antes vivida!

4 comentários:

  1. Belém é (como posso dizer?)... diferente.
    Suas mangueiras são impressionantemente altas.
    Quente! Mas nada que um bom ar condicionado não resolva. Aliás, vários ambientes são gelados.
    O paraense é um tipo orgulhoso. Acostumado a enfrentar os "rios sem margem", parece bravo. Na verdade é encantador. E mantém e traz, sua cultura, aos tempos modernos (estar na fronteira com a floresta faz com que tenha muito mais para contribuir).
    Belém é bonita e, também, seu povo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Me - so hoje tive tempo de ver o teu blog, esta ficando otimo. Ficou bem legal a parte de Belem.
    Tenta escrever todos os dias alguma coisa se nao fica parado. O blog tem que fazer parte da tua rotina diaria para nao estagnar.
    beijos e boa sorte
    ana cristina

    ResponderExcluir
  3. OI MEL ,
    GOSTEI DA MATERIA DA SUA TERRINHA, ESTOU QUERENDO CONHECER, VC PODE DAR MAIS ALGUMAS DICAS?
    BJO
    JUSSARA

    ResponderExcluir
  4. OI Jussara, tudo bem? Posso te dar dicas sim, me conte o que você pretende fazer.. quanto tempo.. O Pará como estado tem várias atrações que você só encontra na região.. comidas, frutas que tem que experimentar .. tudo é diferente e fascinante (não necessariamente bonito..rsrs) me mande um email: mtandaya@gmail.com
    vou ter grande prazer em ajudar.
    um abraço, Mel

    ResponderExcluir