02/04/2009

Salto de Paraquedas

.


Boituva, SP – 04/05/2008
Acho que nunca vou esquecer essa data


Eu tinha um sonho (acho que muitos tem) ... SALTAR DE PARAQUEDAS... e então fui pesquisar as empresas que faziam salto.


Acho que o medo de todos é o caso do paraquedas não abrir, por isso, o melhor é escolher uma boa empresa e com bom histórico... - PESQUISE, LIGUE E VEJA QUEM JÁ SALTOU - não faça economia!

No estado de São Paulo os saltos são feitos em Boituva (120km da capital)



Bom, eu vou narrar a minha sensação.... as sensações...

Decolamos! Estava ansiosa e muito animada com essa aventura. Há 2 anos estava planejando esse momento e ele chegou.

O avião subia e parecia uma eternidade, todos sentados no chão junto com os seus instrutores. Passamos as nuvens e começa a pressão nos ouvidos. Chegamos a 9 mil pés e a porta se abre para um dos paraquedistas, que estava no avião, saltar.

Eu estava sentada do lado da porta.. ela se abre, vem um vento muuuito forte e gelado, o pára-quedista deseja a todos um bom salto e se joga (é .. ele se jogou, não saltou nem pulou.. rsss) naquele momento minha ansiedade tornou-se tensa.. percebo meu corpo enrijecer.. começo a ficar nervosa.

Faltavam 3 mil pés ainda para subirmos, e aquilo parecia que não chegava nunca.... perguntei ao meu instrutor quanto faltava, e ele me mostrou o altímetro. Mais 2 mil pés... comecei a pensar:

- ai meu Deus, que loucura é essa.. não via nada pela janela .. tudo branco, só nuvens... minha animação já tinha ido embora.. tentei sorrir para meus amigos, mas minha tensão era clara.

Ouço alguns cochichos..e de repente ... o nosso corpo estava flutuando.. o piloto colocou em gravidade 0 (zero)... foi uma loucura.. uma adrenalina, eu entrei em desespero... não consegui aproveitar muito pois já estava, ou achava que estava no auge da minha tensão.

O barulho do motor pára... um barulho que era ensurdecedor agora esta silencioso, e isso não me agrada... hora de saltar!

Meu coração dispara ...aquela porta se abre de novo... vem um vento gelado e vc esta à 3 mil metros do chão.. todos saltaram antes de mim..eu sozinha naquele avião.. em um estado de nervos que achei que não conseguiria.... pensei de novo:

- Ai meu Deus.. o que estou fazendo aqui??
Mas não tinha mais como recuar... fiz a posição treinada em terra.... fui para a porta, metade dos pés para fora a outra metade para dentro do avião.. o instrutor atrás de mim e eu fiquei em pânico!
Ele vai me empurrar, pensava.... olhei para baixo e só via as nuvens.. eu estava desesperada... aquele vento...

Aí ele me perguntou: esta pronta?
Eu sabia que não estava, mas respondi: ESTOU, Vamos!...
Segurei no colete com toda força, olhei reto e caímos até atingir 200 km/h ... queda livre.. uma loucura sem palavras ... ele pediu para eu abrir os braços... eu abri com uma certa resistência, minha mão começou a congelar e só me lembro de ter dito isso para ele... que medo.. muito medo, era o que eu sentia.. Tava completamente tensa.. mais de 1 minuto em queda livre, sem ter controle, não ter aonde pisar, sem saber nem aonde e o que eu estava fazendo lá... meu coração estava completamente disparado... o medo pairava no ar (literalmente..rs)

Ele me avisou que ia abrir o pára-quedas, e nessa hora eu só senti a nossa velocidade diminuir e o pára-quedas abrir.. minha sensação agora era de um muuuuito alivio.. éééé .. o pára-quedas abriu....rsrsrs .. Quase não senti o tranco, foi muito suave, ou eu estava tensa demais para perceber .. o alivio com a redução da velocidade foi tão grande para mim, que só percebi que nosso corpo foi um pouco para o lado e uma pequena puxada.... pronto ....estávamos flutuando no ar... FLY FLY !
Nessa hora passamos as nuvens e consegui ver o horizonte, os pastos, o verde, até a estrada e os carros ...estava tudo lá.. rsrs... e a sensação agora era de muito prazer... era maaaaaravilhoso aquilo tudo.. abri os braços e me senti voando... gritei deixando que aquele sentimento de tensão se esvaecesse e ficasse só o de alegria e prazer... não sei descrever... nosso corpo parecia um pêndulo, de um lado para o outro rodando para ver todo o visual de todos os ângulos... foi fascinante, maravilhoso, indescritível ....

Meu instrutor solta dois pontos que nos prende... hora de se preparar para pousar.
Mas aí vc não quer que isso termine, vc quer mais ... mas é chegada a hora.... o pouso foi perfeito... minhas pernas tremiam, a adrenalina estava a mil.. ri como se fosse uma boba... e vi meus amigos vindo em minha direção (fui a ultima a pousar) nos abraçamos com a sensação de que foi uma aventura e tanto...comemoramos.. ríamos... estávamos em completo estado de êxtase!

Quando nos perguntamos...vc saltaria de novo??? Eu respondi: Sim, saltaria.

Nessa noite, mal consegui dormir, pensei no salto, em todas as sensações que vivi.. sorria e chorava ao mesmo tempo.. ainda estava em estado de êxtase e pensei ... "que sensação é essa.. nunca senti isso igual, é louco e maravilhoso.. é tudo ao mesmo tempo" ... tentei buscar UMA palavra para descrever,mas todas me pareciam pequenas perto de tudo que eu senti, mas eu se tivesse que escolher uma, eu diria, simplesmente, INCRÍVEL!




Saltei novamente com meu marido em 2013!


Um comentário:

  1. Muito boa tua descricao do salto. Jamais saltaria de paraquedas mais gostei de ver tua coragem. beijos

    ResponderExcluir